Cinco razões para manter o motor limpo

Show all

Cinco razões para manter o motor limpo

Site mexicano lista cinco situações em que a limpeza do motor é indicada
 
do AutoCosmos.com/México
com exclusividade no Brasil para MotorDream
Com o passar do tempo, é natural o acúmulo de sujeira no motor. No entanto, muita gente esquece de fazer uma limpeza periodicamente. O ato retira todas as impurezas que ficam no interior do bloco e prejudicam seu funcionamento, além do risco de pane a qualquer momento. O procedimento requer o uso de uma série de produtos químicos que, quando introduzidos no propulsor e mantidos em repouso, penetram em locais que o óleo não alcança. Em seguida a mistura é drenada, como uma troca de lubrificante.
A recomendação da maioria dos fabricantes é que a limpeza seja feita a cada troca de óleo. Algumas marcas sugerem que não seja utilizado um aspirador de motor automotivo. Segundo as empresas, o procedimento poder causar anos irreversíveis ao propulsor.
O site mexicano AutoCosmos, parceiro editorial do MotorDream, fez um levantamento detalhado sobre o assunto. A publicação eletrônica listou cinco razões para que seja feita a limpeza no motor regularmente. Veja a seguir:
1. Remove detritos acumulados
O óleo protege e lubrifica o motor a partir do momento em que está sendo usado. No entanto, enquanto o acelerador e os freios são acionados, o lubrificante gera algumas partículas que se assentam no interior do motor. Com o tempo, o fluxo de combustível é prejudicado e a limitação na injeção atrapalha o desenvolvimento do veículo. Além dos detritos que ficam em partes de difícil acesso, outras partículas flutuam no óleo. A limpeza devolve às partes o movimento correto e impede o desgaste.
2. Começar do zero
Por mais que seja sempre feita uma manutenção periódica do veículo, há casos em que a limpeza e necessária mesmo que aparentemente esteja tudo certo. Um exemplo é quando compra-se um carro usado. Por melhor que seja o estado de conservação do modelo, não há como saber os cuidados do antigo dono. Uma rápida limpeza seguida de alguns litros de óleo novo pode poupar muito trabalho no futuro. Outro caso é quando o carro passa por reparos internos, que geralmente deixam resíduos.
3. Mantém o óleo limpo
Motor limpo preserva o óleo por mais tempo. O processo elimina a formação de lama no interior dos componentes, o que prejudica até mesmo um óleo novo em uma troca. Além disso, os intervalos de substituição do lubrificante ficam maiores.
4. Auxilia os filtros
Os filtros de óleo conseguem reter partículas de até 0.03 milímetros. Mas outras ainda menores ficam circulando pelos componentes. A junção destas pequeninas sujeiras forma crostas que, com o tempo, o óleo não consegue mais limpar. A solução química usada na limpeza desfaz as camadas e elimina os resíduos.
5. Limpa outros componentes mecânicos
Quanto mais sujeira o motor acumula, mais peças são prejudicadas. Com a remoção da sujeira, outras peças conseguem funcionar corretamente, proporcionando mais potência e eficiência de combustível quase semelhante às de um veículo zero km.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *